Em momentos de virada de ano, surgem diferentes simpatias e técnicas de planejamento para o próximo ciclo. Muitas possuem caráter mais técnico e outras mais sentimentais. Quais dão melhores resultados? Depende… depende do que você quer para si e o que espera do mundo. Você pode realizar um planejamento cheio de objetivos, metas e prazos e conseguir realizar tudo, ou, pode escolher ser mais leve e curtir o que a vida trouxer, sem planos e metas. O que é o certo? Só você pode saber e mais ninguém, nem seu marido ou sua esposa, seus filhos, seus pais, seu chefe. Você é quem deve definir e fazer acontecer.

Sempre vale a pena planejar, pois ao planejar criamos modelos mentais que colaboram com a execução, e isso já é meio caminho para a realização do sonho. Quer ser mais assertivo? Planeje a partir de um sonho. É isso mesmo, fica muito mais fácil e menos doloroso mentalizar um sonho e edificar o seu projeto a partir dele. É muito difícil batalhar por um planejamento no qual você não acredita. O ideal é adequar seus valores e sonhos ao planejamento no qual está trabalhando. Sinta-se parte dele ou o dono dele, e você fará a coisa acontecer com mais facilidade e alegria.

Quer ter sucesso? Planeje com técnicas e envolva sentimentos. Crie um plano de negócios para a sua vida e invista seus mais puros sentimentos nele. Estruture sua missão, seus valores, seu propósito, defina suas metas e objetivos e crie indicadores para mensurar o quão próximo você está de realiza-lo. Só tenha cuidado com a sua pessoa, não exija demais de si, pegue leve com seus limites e potencialize seus pontos fortes. Você é quem determina o que é sucesso na sua vida, e não os outros.

Equilibre seus resultados. Tenha ciência de que para um ganho poderá haver uma perda. A vida é uma sequência de altos e baixos e essa montanha russa é o que nos proporciona aprendizado e crescimento. A máxima do marketing que diz “o que não é visto, não é lembrado” nunca teve tanta utilidade hoje, mas a pratique de forma segmentada. Se faça presente para quem agrega, para quem deseja a sua presença.

Priorize amigos de verdade, não de ocasião. E não se torne um amigo de ocasião, por mais que digam que você precisa ser legal com todos. Diferencie rede de relacionamentos de amizade; mas, fique ligado porque grandes amigos podem surgir numa boa rede. Não tenha preconceitos, procure pessoas que sejam diferentes e que façam você pensar “fora da caixa”. 🙂

Invista em um bom plano de carreira, mas o faça à sua maneira. Se tiver dinheiro para investir em coaching, invista, do contrário, leia muito e procure manter-se atualizado em suas áreas de interesse. Seja resiliente e paciente, nem tudo acontece no seu tempo, mas tudo vem quando você está preparado. Então, prepare-se, pois pode vir nesse novo ano. 😉

Seja feliz e tenha muito sucesso em 2018!

Leia Também

Deixe seu comentário