Após terminar de ler o livro Marketing 4.0, me peguei pensando porque é tão difícil aplicar os ensinamentos de Philip Kotler em nossa cultura organizacional. Quem conhece sua obra sabe que ela é fundamentada em experiências de empresas reais que em algum momento precisaram se profissionalizar e deram a devida importância à área de marketing em seus modelos de negócio. Então, por que parece tão inatingível para algumas empresas usar suas técnicas, adaptar esses conhecimentos e aplica-los em seus negócios?

Listei alguns pontos para ajudar nessa reflexão: 😉

1 – Os cargos de liderança nessa área são ocupados, em sua maioria, por profissionais com mais habilidades de relacionamento do que habilidades técnicas, enquanto que na minha opinião, essas habilidades deveriam ser equilibradas.

2 – Os planos de marketing são elaborados e não implantados, ou seja, estruturam-se os planos em função de algum tipo de exigência legal, e no decorrer do processo são esquecidos. Planejamento é uma das palavras-chave de toda obra dele.

3 – Nós somos capacitados para fazer aparecer, então, planejar não é importante. Trabalhamos com a sensação das “pílulas da alegria”, do prazer momentâneo, do viral, e quando você planeja, uma ação deve ser atrelada a outra, e mesmo que dê resultado, não dá muita visibilidade.

4 – A maioria das nossas empresas considera marketing despesa e não investimento.

5 – Dependendo da cultura organizacional, quando você monitora alguns resultados e eles não são favoráveis a alguns interesses, é mais prudente que sejam esquecidos.

6 – Dá um trabalho gigante monitorar resultados e quando os itens anteriores acontecem na organização, você não se anima e “toca do jeito que dá”.

7 – Sempre estamos perseguindo uma fórmula mágica, uma ação que tenha que ser realizada uma única vez e que nos renda milhões de faturamento para o resto da vida, mas isso não existe. Marketing é muito mais trabalho do que glamour.

8 – Os livros dele são lidos, não são estudados. Uma grande parte dos profissionais leem Kotler porque todo mundo da área lê, e é bem chato você estar num bate-papo sem conhecer as obras dele. Se debruçar sobre os livros e tentar fazer a ponte com o seu dia-a-dia requer muita paciência e dedicação, o que nem todo mundo tem.

Basicamente, o que precisamos absorver é que o conteúdo da obra dele é totalmente aplicável, independente da estrutura da organização e da cultura empresarial que a rege. O que precisa acontecer é a adaptação do conteúdo ao seu modelo de negócio, pois hoje em dia não se faz marketing sem flexibilidade, criatividade, experiência e engajamento.

Então, vamos começar a semana praticando Kotler? 🙂

 

Leia Também

Deixe seu comentário